segunda-feira, 11 de março de 2013

Inspirações: Mikhail Baryshnikov

Por Isis Mahasin





Bom gente, continuando a lista das pessoas que me inspiram, a primeira eu postei há um boooom tempo aqui no blog e você pode conferir aqui. Quero falar um pouco sobre uma dança que também é antiga, e que literalmente me surpreendeu, pois como a maioria das pessoas, eu também achava que esta dança era chata, e entediante, podem me culpar mas eu não tinha muita informação! Quando eu fiz o curso técnico a minha visão sobre todas as danças mudou, e uma delas foi sobre o Ballet Clássico!


O Ballet é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, sim ao contrário do que todo mundo pensa ele não surgiu na França, ele apenas se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. E no começo os homens eram o centro das atenções, posteriormente foi a vez de nós mulheres!
Quando comecei a fazer Ballet, meu corpo mudou, passei a ter mais força, mais agilidade, mais equilíbrio, e muita, muita fome! Sim, é de fato exaustivo, mas eu realmente gosto de ser muito cobrada nas aulas e devo muita coisa as minhas professoras Angélica, Tati e Symone por cobrarem tanto!
Também com o estudo na sala de aula do balé, vem a curiosidade dos estudos teóricos e no técnico tive disciplinas de história da dança e terminologia do ballet, o que aumentou a minha curiosidade sobre bailarinos antigos e estudos teóricos. Foi quando assisti os vídeos de Mikhail Baryshnikov e me encantei com ele. Então hoje, para dar continuidade a série “Inspirações” vamos conhecer a história deste bailarino:


Mikhail Baryshnikov


Nascido na Letônia e naturalizado norte-americano, começou seus estudos de balé em 1960. Em 1964, ele entrou na Escola Vaganova, na então Leningrado, logo na conquista do primeiro prêmio, na divisão júnior do Concurso Internacional Varna. Ele entrou o Balé Kirov e fez sua estréia no Teatro Mariinsky, em 1967, dançando o "camponês" pas de deux de Giselle. O talento de Baryshnikov, em particular a força de sua fase de sua presença e pureza técnica clássica, foi reconhecido por vários coreógrafos soviéticos, incluindo Oleg Vinogradov, Konstantin Sergeyev, Igor Tchernichov, e Leonid Jakobson bailado criado por ele.
Baryshnikov liderou muitos de seus próprios projetos artísticos e foi associado principalmente à promoção da dança moderna, lançando dezenas de novos trabalhos, incluindo muitos dele próprio. Seu sucesso como ator no teatro, cinema e televisão o ajudaram a se tornar provavelmente o mais largamente reconhecido bailarino contemporâneo. Em 1977, ele recebeu uma indicação para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e para o Globo de Ouro por seu trabalho como "Yuri Kopeikine" no filme "O Ponto de Mutação (filme)"
Foi bailarino do American Ballet Theater de Nova Iorque de 1974 a 1989, quando estrelou A Bela Adormecida (1975); Hamlet Conotations (1976); Giselle (1977); Balanchine (1980); Don Quixote (1989). Também foi diretor da companhia do American Ballet Theater entre 1985 e 1989. Como ator estrelou o filme O Sol da Meia-Noite (White Nights de 1985) ao lado do dançarino e ator americano, Gregory Hines.
Agora que vocês conhecem um pouco da história dele vamos ver os vídeos:

Mikhail Baryshnikov - Don Quixote




Mikhail Baryshnikov - Giselle



Mikhail Baryshnikov - Quebra Nozes






Nenhum comentário:

Postar um comentário