quinta-feira, 10 de março de 2016

Marketing na Dança: Vamos Fazer Direito?

Por Joyce Borges


Na dança todo mundo se vira como pode, as bailarinas são um juntado de tantas profissões que acabam virando aquele "severino". Ela é professora, bailarina, coreógrafa, organizadora de eventos, profissional de marketing, administradora, consultora de vendas, diretora de espetáculo, produtora de shows, SAC, contabilidade, maquiadora, ás vezes tem até um ateliê pra fazer as roupas das alunas... Que salada não?! Daí, você me diz: a Joyce, eu não vejo problema nenhum nisso. Pois é, eu também não, desde que você faça tudo isso com qualidade, afinal de contas é o seu negócio que ganha ou perde com isso, certo?

Eu poderia fazer séries e mais séries falando sobre coisas importantes para nos atentar em cada uma dessas funções que citei aí em cima, mas como tudo precisa de um Start, eu decidi começar falando daquilo que eu realmente sei: Comunicação e Marketing. Acredito, ele está presente em mais momentos do seu negócio do que você pensa. O que vou escrever aqui, você não precisa levar como verdade absoluta, acho até que é mais sobre um desabafo meu, mas quem sabe alguém decide seguir a dica de uma profissional e contribuir por um segmento mais bem organizado?
Vamos?


Em alguns anos no mercado de comunicação eu já trabalhei com branding, identidade visual, eventos, design de embalagem, comunicação visual, mídias digitais, etc... vi e vejo muita coisa, aprendi e aprendo todos os dias com grandes empresas e marcas conhecidas de todos. Principalmente por isso eu sempre vi a Mahasin com um olhar maior do que apenas um grupo de dança. A Mahasin é uma marca e como tal precisa de cuidados: com a identidade visual, com a conduta das integrantes, com o tom de voz nos posts nas redes sociais e no blog, com a estética, com o conteúdo de sala de aula entre vaaarias outras coisas.

Dai você me diz... tá e qual o problema? Onde você quer chegar?

O problema amiga... é que no mundo tem muita gente fazendo muita coisa, mas nem sempre capacitada pra isso. É aí é que está a questão:
Fico muito triste quando vejo as pessoas tentando fazer o "marketing" de suas aulas, produtos e serviços de forma errônea, é tipo uma parte de mim "morrendo" (olha o drama) a cada divulgação com banner feito no Paint ou ainda erros de português ou, propagandas mais intimidadoras como adicionar você a um grupo no Facebook sem perguntar se você quer, ou enviar mil vezes o mesmo email, entre muitas outras coisas. Eu sei que nem todo mundo tem uma "Joyce" na equipe e que também profissionais da área podem cobrar um dinheiro que você não tem, mas se você se dispõe a fazer algo seria saudoso da sua parte, e o mínimo, se você pesquisasse sobre as melhores formas de fazer aquilo. Não foi assim quando você resolveu abrir uma empresa? Não foi assim quando você começou a dar aulas (espero)? Não foi assim quando você resolveu reformar algo em casa, no estilo "faça você mesmo"? Não é assim quando você quer fazer uma receita? Então, por quê raios, você não pesquisa sobre comunicação para fazer isso da melhor forma possível? Quem ganha? Você mesmo... pois a cada acerto, as chances de atrair mais clientes, alunas ou participantes aumentam pra você, é o seu negocio, é o seu nome!

Agora só umas perguntas:

  • Você realmente acha que escrever o mesmo texto para email marketing e post do Facebook está fazendo o seu marketing? 

  • Você realmente acha que as pessoas vão querer saber mais sobre seu trabalho quando você as adicionar em um grupo que elas não pediram pra fazer parte? 

  • Você realmente acha que ganha quando faz aquele jogo "só curto sua página se você curtir a minha"? Você realmente acha que disparar o mesmo email todos os dias para o mesmo mailing vai te fazer aumentar suas vendas? 
Sabe aquela lógica: "não adianta querer resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa?" 
Pois é...

O "Google Nosso de Cada Dia" está cheinho de páginas com conteúdo sobre qualquer assunto, se você se coloca como empreendedora que tal estudar um pouquinho sobre as melhores praticas de marketing para seu segmento e investir um pouco de tempo nisso? E olha que eu disse tempo, nem disse dinheiro rs. Exitem sim empresas especializadas nisso, mas se você não tem dinheiro te garanto que na internet você conseguirá dicas valiosíssimas, exemplos de como fazer e cases de sucesso e outra, é só olhar para as marcas que você segue ou bailarinas mais conhecidas no meio, isso já é um laboratório e tanto!

Maaaaas, como eu sempre digo: "Não me venha com mais problemas, eu quero soluções."

Não seria eu se depois de todo esse texto eu falasse "se vira aí" né?! Então hoje começa mais uma série especial aqui no blog, periodicamente trarei um assunto relacionado a comunicação e vou exemplificar com o que é feito aqui na Mahasin, pra vocês entenderem a teoria e a pratica :)

Se você tem interesse e não é portador (a) da Síndrome de Gabriela fique por aqui!
E se você quer saber sobre alguma coisa em especifico, comenta aqui =]

Bjos!
Jujuba

Um comentário: